sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Epílogo Natalino

É, passou mais um Natal, o Reveillon está já chegando e 2007 daqui a pouco vai embora. Mas antes do dia 31 são oportunas algumas reflexões.

Natal, o que é o Natal? Acho que não necessita ser cristão para saber que se trata da festa do nascimento de Jesus só que há de se concordar que a cada ano isso vem sendo esquecido e a época natalina vem se transformando no ápice do consumismo, da gastança e do endividamento compulsório.

A sociedade em geral esqueceu quem é a principal pessoa da festa natalina e substituiu Jesus Cristo por um velho obeso, vestido de vermelho, brigado com o barbeador e que tem o estranhíssimo hábito de andar numa “carroça” voadora puxada por “veadinhos”(de acordo com a lenda imbecil)...é lógico que eu tô falando do Noel ( não faço idéia de quem seja pai).

Noel ou Nicolau (seu nome verdadeiro) é na verdade e simplesmente um símbolo do capitalismo. O uso exarcebado da sua figura visa apenas o lucro nas mais variadas instâncias, do comércio ao cinema. Para onde se olhar no mês de dezembro tem uma imagem desse velho maldito enquanto os presépios estão restritos as igrejas.

A mídia também tem uma grande parcela de culpa nessa “descristianização” do Natal.Os jornais sempre dão destaque as compras , ao comércio absurdamente lotado ,as altas dos preços e sem esquecer é claro do Noel.Vale lembrar que esse ano o “Jornal Nacional” na véspera de Natal foi o cúmulo , isso porque foi veiculado uma matéria sobre a implantação de um GPS no trenó do velho bandido(pode uma coisa dessas)e no final o âncora Márcio Gomes disse o seguinte antes do boa noite, “se você quiser acompanhar todo o percurso do Papai Noel é só entrar no nosso site”, sem comentários.

Aproveitando o ensejo lanço aqui uma idéia. Vamos dar seqüência a epopéia de Noel , já que ele está substituindo Jesus deixemos que prossiga e vamos levá-lo até a Páscoa e vamos crucificá-lo na sexta-feira da Paixão ,isso mesmo, que o Papai Noel seja crucificado , vamos matar esse mito capitalista ,vamos fazer esse velho nojento sumir e como ele não é o Cristo e tão pouco sabe fazer milagres , não ressuscitará ao terceiro dia , então estaremos livre dessa maldição e o Natal voltará a ser Natal.