quinta-feira, 17 de abril de 2008

Premiação do Cinema Brasileiro


Na noite da última terça (15) foi realizada a cerimônia de entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entregue pela Academia Brasileira de Cinema , evento que neste ano chega a sua 6° edição.O grande vitorioso da noite foi também o grande derrotado, Tropa de Elite de José Padilha levou 9 estatuetas mas perdeu como melhor filme para O ano em que meus país saíram de férias de Cao Hamburguer.


Fora a surpresa da premiação principal , o resto já era esperado.Wagner Moura venceu a disputa como melhor ator, Hermila Guedes ganhou como atriz pelo premiadíssimo O Céu de Suely, Milhem Cortaz( o 02 de Tropa) foi o melhor ator coadjuvante, a perfeita Sílvia Lourenço venceu como atriz coadjuvante por sua viciada de O cheiro do ralo.Destaca-se também José Padilha como melhor diretor, O cheiro do ralo como melhor roteiro adaptado e Santiago como melhor documentário, sem falar no mais que previsível prêmio de melhor filme escolhido pelo público para Tropa de Elite.

Entretanto fica a pergunta no ar, porque o filme de Cao ganhou o principal prêmio? Não quero denegrir a obra e tão pouco puxar sardinha para os outros, mas ele era o menos conceituado entre todos. Somando-se todos os seus concorrentes temos mais de 10 prêmios em festivais nacionais e internacionais enquanto O ano não tinha nenhum.Comparando-o com o seu principal concorrente,Tropa de Elite, e o saldo da festa fica ainda mais difícil de entender já que a obra de Padilha além dos citados prêmios levou ainda montagem, maquiagem, efeitos especiais, fotografia e som , e ele ganhou apenas melhor roteiro original e direção de arte ( além do principal). Roteiro e direção de arte fazem muita diferença mas atuação e direção não contam? Fotografia não é relevante?Coisas que só nossa Academia poderá responder.

Polêmicas e discussões à parte, o grande vencedor disso tudo é o nosso cinema que está cada vez mais fortalecido.Por isso vida longa ao cinema brasileiro e parabéns a todos os vencedores do Grande Prêmio .