quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Acabou mais um ano

Não posso dizer que 2009 foi frustrante, mas posso afirmar com convicção que foi abaixo das minhas expectativas pessoais. Pois nos meus 23 anos de vida, nunca apostei tanto em um ano, como nesse que está acabando.

Ele seria (ou foi) para mim o início de uma nova etapa, afinal depois de 4 anos em janeiro eu colava grau em Comunicação Social pela UEPB, na cidade de Campina Grande.Demorou bem pouco até eu enxergar que a conquista do diploma havia sido muito fácil, o mais complicado era a entrada no mercado de trabalho.

Busquei emprego nos locais possíveis e impossíveis, o máximo que consegui foi um local para ganhar experiência (mas sem remuneração). Sem falar que me arrisquei em alguns concursos públicos, três para ser mais exato. Em dois eu não passei e o resultado do terceiro sai no fim de janeiro (torçam por mim).

Em 2009 conheci muitas pessoas (principalmente no local em que fiquei ganhando experiêcia profissional) e fiz alguns bons amigos.Compartilhei experiências de vida e descobri que ainda existe muita gente boa no mundo.

Nesse ano também tive a oportunidade de vaiajar um bocado, conhecendo algumas cidades fantásticas.Tive de ir à belíssima Natal, fui ao sertão paraibano na cidade de Teixeira, estive em Bananeiras (lindo local), em Alagoa Grande, voltei ao sertão da Paraíba só que dessa vez em Patos e por fim fui à Alhandra.

Apesar de tudo 2009 foi um ano bom. Agora, o que esperar de 2010? Assim como todo mundo faz, eu jogo as expectativas e os desejos não realizados no ano que vai, para o ano que chega. Gostaria muito de ter minha capacidade reconhecida e finalmente entrar de fato no campo jornalístico. No mais o de praxe, saúde, paz, e muitas felicidades para todos nós.

Tchau, 2009!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ano novo, velha disputa

Os políticos da Paraíba gostam tanto, mais tanto de se confrontarem que resolveram transformar o réveillon em disputa eleitoral. Aqui no Estado o dia conhecido como Confraternização Universal começará mesmo é com guerra maquiada de festa.

A origem do problema está na iniciativa do Governo do Estado de realizar uma festa na virada do ano em João Pessoa. Isso seria excelente caso a Prefeitura de capital também não tivesse uma comemoração preparada, diga-se de passagem que é um evento já tradicional e que cresce todos os anos.

O Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, não ficou nem um pouco satisfeito com a invenção de Governador Maranhão. Disse que não foi procurado pelos auxiliares do
Executivo Estadual, que a festa era desnecessária, que o local desejado por Zé era inapropriado(final da Avenida Beira Rio)e que o evento era exclusivamente para criar tensão política. O Govenador levou para o lado de que seria uma outra opção de festejo para a população, e antes de oficilaizar a questão junto a Prefeitura anunciou a Banda Calypso como atração.Depois de muito "disse me disse" as duas partes sentaram e ficou decidido que o Réveillon de Zé Maranhão aconteceria na Praia de Cabo Branco nas proximidades do SESC, já o da Prefeitura coo de costume será no Busto de Tamandaré em Tambaú.


O interessante é que essa é a terceira passagem de Maranhão pelo Governo e ao que me consta ele nunca se preocupou com festas de réveillon. Então, por que isso agora ? Simples, como Ricardo Coutinho havia dito, ele está apenas buscando o enfrentamento, já que o Prefeito da capital é os eu grande adversário nas eleições do próximo ano. A estratégia do Governo Estadual é fazer uma festa maior que a Municipal e assim poder ser lembrado por aqueles eleitores que dão seu voto por qualquer coisa. Isso fica claro nas atrações musicais. Pois enquanto o munícipio trará o grupi cubano Buena Vista Social Club, o Estado vem com o fortíssimo apelo popular da Banda Calypso.

Se toda essa "papagaiada" proporcionada pelo Governo saísse do bolso do advogado José Maranhão eu não diria nada, mas quem vai bancar Joelma, voz de "taquara rachada", e os fogos de artifícios é o dinheiro público. E depois seu Zé diz que o Estado anda sem recursos, que teve que vender a "folha" para garantir o pagamento dos servidores.

Para encerrar gostaria de lembrar um fato de alguns anos atrás. Na virada de 2006 para 2007 a queima de fogos da Prefeitura foi sabotada, na ocasião populares brincavam dizendo que teri sido ordem do então Governador, Cássio Cunha Lima. Esse ano serão duas festas vizinhas, duas queimas de fogos, realizadas por dois "rivais", imaginem o que pode acontecer. O ano de 2010 promete.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Por onde anda a Justiça Eleitoral?

Está se aproximando o final do ano, e como se sabe em 2010 nós teremos eleições para Presidente, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado federal. Se não me engano a campanha deverá ter início em julho. Mas, isso oficialmente pois informalmente os pré-candidatos já abriram a temporada de comícios.

Postulantes a todos os cargos estão aproveitando toda e qualquer oportunidade para promoverem seus nomes ao pleito de 2010.O maior exemplo é o nosso querido Presidente Lula. O agora personagem de cinema não pode disputar as próximas eleições, mas em contrapartida em qualquer lugar que ele vá, leva a Ministra Dilma Rousseff, sua pretensa substituta.Nessas ocasiões, muitas vezes os discursos têm tom de campanha. Eles dizem que não, e que Dilma cumpre apenas compromissos administrativos. A desculpa pode até ser verdadeira, mas que eles se aproveitam , com certeza se aproveitam.

Trazendo a questão para a Paraíba, as coisas caminham exatamente da mesma maneira. O Estado até o momento possui três prováveis nomes à disputa da Executivo do próximo ano e todos já estão em campanha.

Eles realizam reuniões desnecessárias em cidades do interior, participam de festas populares também no interior, arriscam a vida voando em helicóptero sem combustível, participam de procissões religiosas , criam eventos "partidários"...tudo isso com um único objetivo: promoção política com vistas em 2010. E que não se confunda uma coisa, articular alianças é absolutamente natural desde já, mas isso não é igual a pedir votos.

Dito isto, volto a pergunta do título: por onde anda a Justiça Eleitoral? Repito, oficialmente a campanha eleitoral só tem início em meados de julho de 2010, antes disso corresponde em crime. Então, porque ninguém toma uma atitude contra essa antecipação dos pré-candidatos ?

Parece que aquele bordão, que diz que a Justiça é cega, acaba de ganhar uma nova versão com a Justiça Eleitoral, pois essa anda cega, surda, muda e paralítica.