terça-feira, 6 de maio de 2008

Caminhos do Coração: entre a inovação e o ridículo


Lembro de um dia em meados do ano passado onde eu folheava um dos grandes jornais da Paraíba.Tudo ia muito normal até me deparar com uma nota muito estranha no caderno de TV: “Próxima novela da Record terá uma escola para mutantes”. Pensei que aquele jornalista estava doido ou queria zoar com os leitores.Era muito irreal ver mutantes na nossa dramaturgia. Infelizmente eu estava errado e ele só errou com a escola.

Em agosto de 2007 a Rede Record estreava Caminhos do Coração. Escrita por Tiago Santiago e possuindo um tremendo investimento em produção e divulgação, chegou sendo tratada como uma grande inovação na TV brasileira.

A trama da novela gira em torno de uma clínica que modifica seres humanos transformando-os nos citados mutantes. Entre uma história policial, arte circense e outras coisinhas mais, o principal no enredo seria o embate entre os mutantes do bem e os do mal. Sendo que com o passar dos capítulos realmente foi ficando comprovado que a produção da TV do bispo era realmente inovadora: ninguém nunca tinha feito algo tão tosco na história televisiva brasileira.

Uma série de fatores transforma “Caminhos” numa verdadeira idiotice. Já começa pelo nome, porque uma novela que fala principalmente de mutantes se chama Caminhos do Coração?Outra coisa é em relação à idéia, diga-se de passagem não é nem um pouco original , mutantes convivendo com pessoas normais é o mote da série americana Heroes (exibida no Brasil pela própria Record) e é um pouco também dos X-Men. Os efeitos especiais que no início da novela eram citados como semelhantes aos de Holywood se mostraram dignos de Chaves e Chapolin .

Parece ainda que existe um grande problema na emissora paulista quando o assunto é contratação de novos atores. O negócio é contratou não tem onde colocar, manda o Tiago Santiago inventar um novo mutante.A novela tem um dos elencos mais inflados de todos os tempos, é um entre e sai tão grande que nem os fãs conseguem assimilar direito.E não para por aí.

Na metade da história boa parte das personagens foi deslocada para uma ilha, de onde eles tentam sair a todo custo sem obter êxito.Isso lembra alguma outra produção?Lost é claro.É nessa ilha onde acontece o fato mais ridículo, quando parecia que o folhetim não poderia ir além ele foi, apareceram dinossauros lá (como é que pode uma coisa dessas?).Os bichinhos pareciam ter saído daquele filme não menos tosco que o SBT já exibiu, Dinotopia, são efeitos simplesmente deprimentes.

Mas, porém, entretanto, todavia, como desgraça pouca é bobagem, surge uma surpresa.Quando a novela caminhava para sua reta final vem à bomba: Caminhos do Coração terá uma segunda temporada. Batizada de Os mutantes a nova fase da tosqueira estréia no começo de junho e concorrerá diretamente com A favorita novo folhetim global das 21h, haja vista que as criaturinhas da Record serão exibidos uma hora mais cedo.Toda essa pendenga que vem por aí terá sua história se passando na já citada ilha.Vão entrar mais umas dúzias de atores e uma nova penca de mutantes.

O que me impressiona é como uma novela como essa pode fazer sucesso no nosso país (se é que faz).A teledramaturgia é um dos principais produtos culturais do Brasil e nunca foi preciso imitar conceitos importados.Um dos méritos das nossas produções é sempre discutir problemas sociais e tentar levar para a história um pouco de realidade, coisa que esse besteirol pseudocientífico passa longe.

A Record se defende e continua com o discurso da inovação e não só pelo tema, diz ainda que será a primeira novela não musical a ter uma continuação na TV brasileira. Esse negócio não deveria nem ter saído do papel quanto mais ter duas temporadas.

Inovar é sempre muito bom, mas contanto que não caia no ridículo.Temos grandes exemplos inovadores em nossa TV: Beto Rockefeller, Roque Santeiro, O fim do mundo, Pantanal, Xica da Silva e muitos outros.E todos foram sucessos estrondosos graças também a uma grande qualidade de texto e de produção.

Espero sinceramente que não inventem mais temporadas para “Caminhos”, porque já seria abusar.Vamos aguardar as doidices da nova fase, mas é certo que se as coisas continuarem no ritmo em que estão, daqui a pouco aparecerão na ilha personagens de Madagascar, Os outros, Tom Hanks, Magneto, Leonardo di Caprio,Ulisses Guimarães...e por aí vai.