segunda-feira, 2 de março de 2009

Está pegando fogo

Desde a semana passada os ânimos entre o novo Governador da Paraíba, José Maranhão, e o Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, estão bastante exaltados.Tudo começou com a nomeação de um integrante do alto escalão da prefeitura para um cargo no executivo estadual. Ricardo não gostou nem um pouco de perder um nome de sua gestão e ainda mais sem ter sido avisado previamente.

O rolo teve sequência quando o Governador convidou o Deputado Estadual Guilherme Almeida (PSB)para assumir a secretaria de Interiorização.Mais uma vez Ricardo se sentiu contrariado, só que agora na posição de Presidente do Partido Socialista Brasileiro, de novo não sendo consultado.

De acordo com o Prefeito seu partido tinha baixado uma resolução que impediria a saída de seus parlamentares para integrarem o Executivo Estadual.Resolução esta que visa impedir qualquer chance da suplente Nadja Palitot( desafeto do prefeito)assumir vaga na Assembleia.

Ricardo chegou a declarar publicamente que estava vendo com estranheza as primeiras atitudes de Zé.Disse também que o PSB merecia um tratamento melhor, por ter sido a grande força da campanha do Governador na capital em 2006. Já José Maranhão colocou panos quentes em tudo e disse que espera poder contar com o deputado, assim que for resolvido o problema partidário.

Nesta semana o fato pode ganhar outros contornos.Guilherme Almeida deixou claro o desejo de assumir a secretaria e Ricardo afirmou que se isso ocorrer o Deputado deverá ser expulso de sua legenda.

O que parece ser uma discussão entre aliados deverá alcançar instâncias maiores. Pela forma com o Ricardo vem se expressando, ou o Governador começa a agir de forma diferenciada ou isso vai culminar no rompimento entre ambos. Dessa forma Ricardo poderia disputar o Governo em 2010, pois com a permanência da coligação o candidato preferencial é Maranhão.O negócio é esperar para ver.

Um comentário:

Eber Freitas disse...

O camarada que Maranhão arrancou da prefeitura para assumir um cargo no executivo estadual foi Marcelo Weick, competentíssimo Procurador-Geral do município (até então).

O Portal PB Agora, que começou a operar recentemente, deu uma aula de jornalismo quando um de seus repórteres conseguiu ouvir Ricardo chamar Maranhão de autoritário (além de outras críticas pouco convencionais), justamente por estar desmontando sua base sem o seu aval nem sequer o seu conhecimento. RC referiu-se ao cargo pretendido por Guilherme como "uma secretariazinha lá em Campina Grande"... um belo desdém!

O que se pode concluir é que Maranhão está mandando de volta a bala que RC disparou nas eleições municipais do ano passado, quando resolveu concorrer ao executivo municipal com uma chapa "puro sangue", tirando o PMDB da jogada, partido que o ajudara a se eleger no pleito anterior.

Maranhão pode parecer ignaro, mas é um político habilidoso e sabe esperar sua hora. O fato é que esse mal-estar entre os aliados embaçou ainda mais os vislumbres sobre a campanha para governador em 2010... O PSDB, ao que parece, deve apoiar Efraim Morais, embora todo mundo cogite uma aliança esdrúxula entre o PSB e os tucanos. Maranhão certamente vai se candidatar, e já deixou isso bem claro... e com o apoio do PT, que arrancou uns belos nacos no novo governo. Ricardo tem peregrinado pelo interior do estado, intercambiando experiências entre os municípios, mas não adiantou absolutamente nada (oficialmente) sobre sua pretensão à cadeira de governador.

E aí???

Eber Freitas