quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Nem Tudo é do Pai

Qual é o termômetro do sucesso?Como saber se uma música realmente está estourada nas paradas? Muito simples, se cair na boca dos "forrozeiros plastificados" é porque virou hit.

Não é de hoje que os nossos "grandes talentos" do forró eletrônico fazem versões e perversões de músicas de outros gêneros.Funk Carioca, Scorpions, MPB e Pop-lixo já são carimbados desse pessoal. Mas hoje quando transitava pelo centro da minha querida João Pessoa, ouvi algo inacreditável. Em uma loja de presentes tocava o CD de uma banda de forró(Cavaleiros) cantando uma música que eu conhecia, porém não assimilei inicialmente, só depois percebi que se tratava do mega sucesso: Tudo é do Pai, do Pe. Fábio de Melo.Isso mesmo, depois de tocar em todos os lugares, de ser sucesso entre os pirateiros, de cair nas garras da grande mídia, o Padre foi parar nas mãos dos forrozeiros.Dessa forma o sacerdote "boyzinho" foi responsável por um fenômeno não alcançado anteriormente nem pelo palhaço, digo, Padre Marcelo Rossi.

Para muitos pode ser uma benção a música católica tornar-se forró. Isso aumentaria o poder de evangelização sobre as massas. Eu discordo completamente. Acho inadmíssivel que da mesma boca em um mesmo show, saiam versos beirando a pornografia e logo em seguida louvores a Deus. Ninguém pode servir a dois senhores( isso está em algum lugar da Bíblia).

Contudo, é interessante observarmos um outro lado desse fato.Pois isso com certeza só ocorreu em função a excessiva exposição do Padre Fábio na mídia. O sacerdote já está na carreira musical a mais de dez anos, só que em 2008 assinou com a Somlivre, e foi um verdadeiro boom.

Posso estar sendo um pouco conservador, mas acredito que música cristã e o nosso forró moderno não combinam de nenhuma maneira.Acredito que cada uma tem que estar dentro de seu espaço e não se misturar.Porém se os cantores católicos e evangélicos continuarem se vendendo gradualmente, a tendência é que a transformação das suas músicas em perversões de forró, se torne moda.