No último texto falei um pouco sobre as expectativas para 2009.Porém quando o assunto é política esse ano não existe pois já estamos em 2010.As legislaturas municipais mal começaram e já se iniciam com toda a força as notícias e articulações em cima das eleições do próximo ano.E aqui na Paraíba não é nenhum pouco diferente.
A principal especulação não se trata de nenhuma novidade, já foi muita discutida em 2008: a união de Ricardo Coutinho(PSB), prefeito da capital, com o Governador Cássio Cunha Lima(PSDB). O primeiro seria candidato ao Governo e o segundo ao Senado Federal.
Quando isso surgiu no ano passado, nenhum dos dois confirmou mas também ninguém negou a possibilidade.É interessante observar que eles simbolizam políticos muito diferentes mas ambos são donos de expressivos resultados. Porém ao que parece os eleitores deles não simpatizam muito com essa junção.
Quem poderá funcionar como fiel da balança nesse caso é o PMDB. Hoje fazendo parte da base do Prefeito de João Pessoa, em 2010 pode querer alçar voo solo.E dois fatores incidem sobre isso.Primeiro a provável saída de Cássio do Governo ainda no 1°semestre de 2009, assim o Senador José Maranhão assumiria o Palácio da Redenção.Com certeza ele não se contentará em governar por um ano e alguns meses.O outro ponto atende por Veneziano Vital do Rêgo, prefeito de Campina Grande.O cabeludo saiu fortalecido do pleito do ano passado e deve tentar mudar de ares, seja como Governador ou como Senador.
Um outro ponto de observação é, se a união vingar como irá ocorrer? Cássio se manteria no PSDB, iria para o PSB ou para uma outra legenda?
Também não podemos esquecer que um dos principais aliados do Governador, o Senador Cícero Lucena, é inimigo número 1 do prefeito de João Pessoa. E o mesmo Cícero, juntamente com Efraim Moraes são dois nomes fortes a sucessão estadual pelo flanco tucano-dem.
Especulações, nomes e chapas à parte, até 2010 muita coisa ainda deve acontecer.Mas de certo é que o Estado da Paraíba deverá ver uma eleição como nunca antes registrada.
2 comentários:
A única certeza que eu tenho é que não votarei em nenhum deles.
Ricardo Coutinho é o melhor candidato, administrativamente falando, mas ele tem pouca penetrabilidade.
Se ele é bastante conhecido na capital e relativamente conhecido em Campina, nas cidades do interior nem se ouve falar nele.
O trabalho que ele terá é se tornar conhecido em todo o estado, para tal ele pode se aliar com Veneziano ou com Cássio (que são conhecidos nas cidades do interior).
Mas se ele aliar com Cássio, eu já vou logo avisando que ele não terá meu voto.
Postar um comentário