terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Um vício chamado Beirut

Uma das grandes paixões da minha vida é a música.Não que eu toque algum instrumento, na verdade adoro escutar. E sem falsa modéstia sou um cara que pesquisa sempre buscando artistas diferenciados e talentosos.Por isso acabei por apresentar a amigos nomes como : O Teatro Mágico, Móveis Coloniais de Acaju, Mula Manca e outros.

Confesso porém, que tenho um olhar meio etnocêntrico e dessa forma estou desatualizado com asa novidades de fora do Brasil. Sendo assim nunca tinha ouvido falar de uma belíssima banda americana chamada Beirut.

Como muitos brasileiros fui supreendido com o primor sonoro do Beirut em dezembro passado quando a TV Globo exibiu a mini-série Capitu(dirigida por Luiz Fernado Carvalho, foi uma magistral adaptação de Dom Casmurro de Machado de Assis).Na obra sempre que Bentinho encontrava com sua "cigana oblíqua e dissimulada" tocava aquela linda trilha. Acompanhei toda a produção sem buscar informação sobre quem era o responsável por tão bela música, que me parecia cigana e ao mesmo tempo pop. Só depois um amigo me disse de quem era o som.

Beirut é um grupo americano surpreendente. Liderado por Zach Condon, mistura elementos musicais do leste europeu, com indie e folk. Desde muito jovem Zach se interessava por música, tendo inclusive frequentado uma renomada escola de música americana. Aos 16 anos ele deixou a escola e partiu em viajem pela europa, sendo exposto a música dos balcãs. E tudo isso teria resultado no trabalho de seu grupo.

A banda já possui dois álbuns(Gulag Orkestar e The Flying Club Cup)e três EP´S lançados.Já realizou também diversas turnês pela Europa inclusive se apresentado em Festivais renomados como o Popkomm em Berlim(onde o nosso Cabruêra também já tocou).

Depois de ter essa surpresa chamada Beirut, passarei com certeza a olhar um pouco mais para a cena musical de fora do país.Óbvio que a música brasileira é maravilhosa mas esse grupo americano é a prova que existem excelentes projetos em todas as partes do mundo.

Só tenho a agradecer a Luiz Fernado Carvalho e toda a sua equipe por terem me apresentado não só a mim mas a diversos brasileiros o som do Beirut.

Eu já ia me esquecendo, o nome da linda canção ( se é que alguem ainda não sabe) é Elephant Gun. Fica aqui minha recomendação pessoal para que vejam o clipe dessa e de outras músicas do Beirut no Youtube, pode ter certeza é garantia de vício.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse menino me orgulha!
Muito bom o texto no conjunto das informações sobre o grupo musical de fora.

parabéns, querido!
Eu tb quero inspirações pra fazer o meu blog...

abração!

Marlos Araújo disse...

Ah! Com certeza Beirut foi uma descoberta maravilhosa!

É sempre bom entrarmos em contato com outras diversas formas de concepção musical. Muito bom saber a origem daquele ritmo encantador.

Vale salientar, como diz a concorrência, que a minissérie Capitu traz elementos de movimento e encenação do clipe Elephant Gun!

A.A. disse...

Olá Jhonathan..

Achei seu blog ao acaso na comunidade do orkut do comunique-se.. Como eu li seu post preciso deixar registrado que é sempre válido falar sobre Beirut.. Tbm conheci sua música com a micro série Capitu e claro, apaixonei-me!
É realmente um vício...
Até qualquer hora..
Ana Claudia Adamante
http://vinteunsbyana.blogspot.com/