quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalista sem diploma é uma suprema palhaçada

Na noite de ontem o SupreMo Tribunal Federal, acabou com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.A exigência existia desde o período da ditadura militar e para extingui-la os magistrados usaram o discurso do direito absoluto. De acordo com o Ministro Gilmar Mendes( presidente do Supremo e relator do caso)a informação e o direito de expressão pertencem a toda nação e por isso não podem estar nas mãos apenas de graduados. Dessa maneira, a partir de hoje qualquer pessoa poderá exercer a função.

Os ministros também afirmaram que o jornalismo não necessita de conhecimento técnico-científico, como a medicina e outras profissões.Será, senhores ministros? Ao que parece, excelências, vocês não entedem nada de comunicação social. Jornalista, não precisa apenas escrever ou falar bem, obrigatoriamente tem que enteder de sociologia, antropologia, filosofia e até mesmo de Direito, pois só assim podemos exercer o nosso papel de formadores de opinião.

A decisão judicial é um verdadeiro retrocesso, é uma palhaçada. Após quatro anos se qualificando, 8 distintos cavalheiros dizem que qualquer fulano está apto para exercer a sua especialidade.Se antes já estava dificil conseguir emprego, imagine agora.

Gostaria de deixar um pequeno recado aos ministros. Na minha visão o Direito também não precisa de conhecimento técnico-cientifico, basta ler a Constituição, ter noções de mais dois ou três códigos judiciais e ter o dom da "lábia", então cassem também o diploma para advogados e juízes.


P.S.: Nunca pensei que a extinção de uma medida do governo militar pudesse ser tão prejudicial.

P.S. 2: Tomo emprestado as palavras do Ministro Joaquim Barbosa:" Ministro Gilmar Mendes, o senhor está acabando com o judiciário desse país".

Um comentário:

Jerller Alves disse...

Infelizmente essa decisão do STF prejudicou a imagem do jornalista.Agora qualquer pessoa pode se dizer jornalista.Os problemas que essa decisão podem acarretar são muitos,mas aqui só colacarei um deles.Nós jornalistas com diploma,somos propagadores de informação e formadores de opinião,fazemos o nosso trabalho,para manter a sociedade informada,mas o STF não percebeu a importância disso.Agora teremos que prestar mais atenção nas informações que chegam até nós,porque não poderemos distinguir,"jornalistas" de jornalistas.