sexta-feira, 7 de novembro de 2008
O mundo se curva aos negros
Desde o fim da escravidão, do fim do apartheid na África do Sul, da extinção das leis segragacionistas nos Eua, os negros não tinham um momento tão importante como agora.
Com certeza essa foi a semana mais significativa para a raça negra nos últimos tempos.Em três dias o mundo viu o primeiro negro campeão mundial de Fórmula 1 e o primeiro negro eleito presidente dos EUA.
Foi preciso mais de 50 anos de disputa na categoria mais importante do automobilismo mundial para que um negro disputasse e coincidentemente esse mesmo piloto se mostra de grande talento e conquista o título em sua segunda temporada.Lewis Hamilton levantou a auto-estima de negros por todo o mundo.
O que Hamilton começa no domingo é concluído na terça, com a vitória de Barack Obama na presidência dos EUA.Após 43 antecessores negros, Obama grava seu nome na história mundial ao se eleger em um dos países mais racistas dentro da história.Obama realiza o sonho de Luther King, que aspirava um dia ver um negro na Casa Branca.
Será que essas vitórias é muito?Acredito que são o início da mudança que está se implantado, espero que isso tudo continue em progresso.Penso que talvez seja o sonho de boa parte da humanidade, enxergar um planeta onde não se diferencia pela cor, pelo gênero, opção sexual ou seja o que for.
Antes de encerrar, só mais algumas coisas.Ilutro o texto com a imagem dos atletas americanos Tommie Smith e John Carlos, fazendo o símbolo do Black Power nas olimpiadas de 1968.Hoje mais do que nunca essa foto é de imenso significado.
E deixo também nomes de grandes negros que estejam onde estiverem com certeza estão felizes:
-Zumbi
-Machado de Assis
-Rosa Parks
-Martin Luther King
-Nelson Mandela
-Jesse Owens
E como diriam os rappers brasileiros:
PODER PARA O POVO PRETO!!!!
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Uma banda que tem tudo para dar certo mas corre o risco de dar errado
Quando no ano passado Sandy e Júnior anunciaram sua separação o que todo mundo se perguntava era, o que eles irão fazer agora?!Em 2008 surgem às respostas, Sandy virou uma mulher casada e Júnior se transformou em rockeiro, inclusive com um “estiloso” moicano.
Voltando a Nove Mil Anjos.Essa banda de nome um tanto quanto diferente surgiu na mídia a pouco mais de um mês.E os destaques eram sempre do tipo: “Júnior cria nova banda de rock”, “Júnior vira baterista de rock” e por aí vai. Só que a mídia especializada chamava a atenção para outros fatores, traduzindo a formação do grupo. Juntamente com o irmão de Sandy estariam Peu ex-Pitty no comando da guitarra, um dos maiores baixistas do país Champignon ex-Charlie Brown Jr e fechando a galera um vocal que ninguém conhecia chamado Peri.
Aí no VMB vêm a tão esperada estréia.E o que se pôde observar foi uma banda muito coesa e em total sintonia para tão pouco tempo de formada.Musicalmente falando(apesar de não ser nenhum especialista) o estilo é muito bom e diferenciado em tempos dominados por Emos(nada contra), me parece uma mistura de pop rock, repcore e outros.Quanto aos músicos, de Champignon e Peu já se esperava muito, porém confesso que fiquei surpreso com o talento de Júnior na bateria e também com a voz do Peri que em certos momentos me lembrou Zack de La Rocha do Rage Against( posso até ter viajado um pouco) além de possuir uma grande presença de palco.
Eu acredito que de agora em diante a Nove Mil Anjos vai de encontro ao sucesso mas vai correr riscos. A banda já possui a mídia em suas mãos pelo fato de ser a banda do Júnior, e esse é o grande problema que deverá ser contornado pois ela não pode nem deve ficar estigmatizada com essa marca.Os caras vão ter que usar isso a favor deles e mostrar que não são a banda do Júnior, são sim uma nova grande banda do rock brasileiro e tendo sim Júnior Lima como baterista.
Obs.1:Meu texto foi construído tomando por base apenas a primeira apresentação da banda e o primeiro single, Chuva Agora
Obs.2:Se quise conferir o som dos caras é so acessar: www.novemilanjos.com.br
ou então dá uma conferida no You Tube.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Grandes Iniciativas
Quando se fala em cultura de lixo, alienação, destruição da arte brasileira dentre outros termos, muitas pessoa ligam isso a maior televisão do nosso país: a Rede Globo.Só que de uns tempos para cá a emissora vem agindo de maneira bem diferente, ao menos em algumas instâncias.
No ano passado a Globo trouxe de volta um dos grandes sucessos de sua história: o Som Brasil.Capitaneado pela atriz Patrícia Pillar o programa voltava totalmente renovado. Indo ao ar uma vez por mês passa a homenagear grandes compositores( e intérpretes) da nossa música, com pequenos shows dos mesmos(quando vivos) e releituras de jovens músicos brasileiros(na sua maioria independentes). Apesar de ser exibido em um horário não muito agradável , última sexta-feira do mês após o programa do Jô, a atração se firmou e voltou com muita força neste ano, agora apresentada por Letícia Sabatella.Já foram homenageados por lá nomes como, Noel Rosa, Caetano Veloso, Djavan, Gonzaguinha, Edu Lobo, Erasmo Carlos, Cazuza e outros(na próxima sexta o homenageado será Ary Barroso).E entre as novidades já circularam: Móveis Coloniais de Acaju, Júnior Barreto, Mônica Salmaso, Mariana Aydar, Ana Cañas, Rubi , Apoena, isso só para citar alguns.
Uma iniciativa similar ao Som Brasil ocorre no Altas Horas, programa apresentado por Serginho Groisman na mesma emissora.Trazendo um misto de entrevistas, matérias, debates e musicais, neste ano especialmente Serginho começou a dar uma maior atenção aos novos talentos da música brasileira.O programa quase em toda edição leva um artista não muito conhecido do grande público mas já famoso na cena independente.O Altas Horas serve inclusive de complemento ao Som Brasil, já que alguns grupos tocaram nele antes e depois foram mostrar seus trabalhos autorais na atração liderada por Serginho.Se apresentado no “vida inteligente na madrugada”(slogan da produção) já estiveram: Vanguart, Mallu Magalhães, Del Rey, Siba e a Fuloresta, O teatro mágico e muitos e muitos outros.
O Altas Horas ainda compartilha com o Som Brasil uma outra característica, o horário inconveniente, indo ao ar nas madrugadas de sábado.
Mesmo exibindo ambos os programas nesses incômodos horários devemos assumir que trata-se de uma iniciativa louvável da Globo.Pois se o Brasil passa por um momento onde a “dança do creu” e a “dança do quadrado” se transformam em hits doentios, é simplesmente por falta de divulgação do que realmente presta.
E vale ressaltar também o seguinte, as outras emissoras adoram imitar à Globo, isso é fato.Então fica aqui a sugestão, imitem o Som Brasil e o Altas Horas e ajudem a música brasileira a evoluir.Pois se os nossos verdadeiros talentos fossem mais divulgados com certeza nossa conjuntura cultural começaria a mudar.
domingo, 27 de julho de 2008
Trabalho infantil e trabalho infantil
Em essência o ECA reconheceu que a criança e o adolescente devem gozar de todos os direitos inerentes a pessoa humana.Afirmando também que eles devem ter proteção integral, a qual deve se materializar no oferecimento d e oportunidades e facilidades que garantam o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social dos mesmos.
É interessante aproveitar esse clima de festa para fazermos algumas reflexões.Será que o ECA é completo?Ele está sendo respeitado? Como eu não sou e nem quero ser um especialista em leis, quero problematizar aqui apenas um aspecto: o do trabalho infantil.
O Estatuto diz o seguinte no capítulo V: art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendizes.Nesse aspecto está tudo muito certo realmente. Mas na prática a coisa é meio diferente.As autoridades combatem de forma veemente o trabalho infantil, criam programas de erradicação, o juizado fiscaliza e por aí vai.Porém existe um local onde essa lei passa meio despercebida: a televisão, isso mesmo a grande companheira da sociedade brasileira está repleta de crianças e adolescentes trabalhando em diversas funções.
Um exemplo disso é a mini-apresentadora Maísa Silva (uma chatinha), do SBT que tem apenas seis anos de idade e já algum tempo de carreira, visto que antes de ser funcionária do ‘Dono do Baú’ trabalhava para Raul Gil. Será que Maísa e todas as outras crianças da telinha são contratadas como aprendizes de artistas? Vamos supor que sim. Entretanto, alguém já presenciou uma menininha de 6 anos trabalhando, por exemplo, em uma oficina mecânica ? Óbvio que não.
Ao que parece o trabalho do menor de idade no nosso país está cercado por uma questão preconceituosa. Existem dois pesos e duas medidas. O adolescente que necessitar trabalhar para ajudar no sustento de sua família será proibido, mas os da televisão (que na maioria das vezes são empurrados ao trabalho pela família) as autoridades fingem que não estão vendo e ainda por cima os aplaudem. As leis não devem diferenciar trabalho “braçal” de trabalho “chique”, na prática é tudo trabalho.
Então penso que as pessoas competentes devem aproveitar a maioridade do Estatuto para lê-lo novamente ou então reescrevê-lo, que tal assim: art.60.É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendizes e ou artistas de televisão.
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Desabafo...
Sabe aquele sentimento de revolta, quando se observa tudo dando certo para quem está ao seu redor menos para você?É exatamente por isso que eu estou passando.
Nasci e cresci em um bairro pobre de João Pessoa, estudei minha vida inteira em escola pública fato que não me impediu de ser aprovado no primeiro vestibular que fiz. Passei para Jornalismo na UEPB campus de Campina Grande e também consegui uma bolsa via PROUNI para cursar Administração na Unipê aqui na capital.
Foi então que surgiu a dúvida cruel; o que fazer? Ser louco, desafiar tudo e ir pra Campina fazer o curso o qual achava ser minha vocação ou agir sensatamente ficar em casa e cursar Administração?A resposta vocês já sabem eu fui louco, fui contra a vontade dos meus pais e da minha namorada( hoje noiva) e aqui estou.
Hoje estou no último ano do meu curso e neste exato momento surge de novo a grande dúvida....será que eu tomei a decisão certa?
Já faz um certo tempo que estou procurando meu espaço no mercado de trabalho, tentando um estágio mas nada dá certo.Eu busco além da experiência uma forma de conseguir me manter pois desde que mudei para Campina meus pais me sustentam sem ter tantas condições pra isso.
Em cerca de 1 mês e meio, fiz 3 ou 4 seletivas e em nenhuma obtive êxito.Então fico me perguntando o que eu fiz para as coisas não darem certo para mim, porque só eu não consigo um estágio, a maioria dos meus colegas e amigos já conseguiu.
Tenho absoluta certeza de que não sou um mau profissional , pelo contrário me considero bastante talentoso, acredito no meu potencial.Mas continuo com a dúvida será que fiz a coisa certa vindo pra Campina?Talvez se tivesse ficado em João Pessoa já estivesse trabalhando... ou não.
Mas enfim, eu não vou desistir agora.Mesmo triste pra cacete, irado com a vida, eu não vou desistir. Vou continuar buscando meu espaço, meu próprio sustento, tenho certeza que em algum lugar minha chance está guardada só resta descobrir onde.
Ps: Texto construído após ter sido dispensado de um estágio que parecia certo.
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Enfim o 2ºAto
Depois de uma espera angustiante finalmente foi lançado o novo álbum do fenômeno O Teatro Mágico. Intitulado de “O Segundo Ato” o disco vem dar continuidade ao inovador trabalho da trupe paulistana liderada por Fernando Anitelli.
O Teatro Mágico iniciou seus trabalhos há quatro anos, tendo a perspectiva de criar um verdadeiro “sarau amplificado”( palavras do próprio Fernando), criando dessa maneira um estilo que mistura música, circo, poesia e teatro tudo numa coisa só. E as inovações da banda não ficariam apenas na musicalidade, entrando também pela forma de divulgação. A trupe fez uso da internet para tornar conhecido o seu trabalho, disponibilizando todas as suas músicas para download gratuito, dessa maneira divulgaram o primeiro trabalho “Entrada para raros” e conquistaram uma infinidade de fãs por todo o Brasil.
Esse novo Cd traz um grupo mais maduro, com arranjos mais trabalhados, mas mantêm a ideologia da banda. O repertório é composto por algumas composições novas, e por outras tantas já conhecidas do público, já que eram apresentadas em espetáculo havia um certo tempo. Entre as 19 excelentes faixas destacam-se Sina nossa, Pena e a primorosa Xanéu n°5 que conta com a participação de Zeca Baleiro, e sem falar na presença do amigo pessoal de Anitelli, Silvério Pessoa, na música Abaçaiado.
A nova turnê da trupe começa nesse fim de semana em São Paulo, e no dia 06 de julho eles desembarcam em João Pessoa para mais uma vez encantar o público paraibano.
Mas se você não quiser esperar, e deseja ouvir “O Segundo Ato” agora é só acessar: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=6273 , e baixar todas as músicas gratuitamente.
terça-feira, 10 de junho de 2008
Carta de Amor
Observação
Traga um ventilador meu amor, eu quero você com toda mordomia isso e muita alegria.
Te amo
terça-feira, 6 de maio de 2008
Caminhos do Coração: entre a inovação e o ridículo
Lembro de um dia em meados do ano passado onde eu folheava um dos grandes jornais da Paraíba.Tudo ia muito normal até me deparar com uma nota muito estranha no caderno de TV: “Próxima novela da Record terá uma escola para mutantes”. Pensei que aquele jornalista estava doido ou queria zoar com os leitores.Era muito irreal ver mutantes na nossa dramaturgia. Infelizmente eu estava errado e ele só errou com a escola.
Em agosto de
A trama da novela gira em torno de uma clínica que modifica seres humanos transformando-os nos citados mutantes. Entre uma história policial, arte circense e outras coisinhas mais, o principal no enredo seria o embate entre os mutantes do bem e os do mal. Sendo que com o passar dos capítulos realmente foi ficando comprovado que a produção da TV do bispo era realmente inovadora: ninguém nunca tinha feito algo tão tosco na história televisiva brasileira.
Uma série de fatores transforma “Caminhos” numa verdadeira idiotice. Já começa pelo nome, porque uma novela que fala principalmente de mutantes se chama Caminhos do Coração?Outra coisa é em relação à idéia, diga-se de passagem não é nem um pouco original , mutantes convivendo com pessoas normais é o mote da série americana Heroes (exibida no Brasil pela própria Record) e é um pouco também dos X-Men. Os efeitos especiais que no início da novela eram citados como semelhantes aos de Holywood se mostraram dignos de Chaves e Chapolin .
Parece ainda que existe um grande problema na emissora paulista quando o assunto é contratação de novos atores. O negócio é contratou não tem onde colocar, manda o Tiago Santiago inventar um novo mutante.A novela tem um dos elencos mais inflados de todos os tempos, é um entre e sai tão grande que nem os fãs conseguem assimilar direito.E não para por aí.
Na metade da história boa parte das personagens foi deslocada para uma ilha, de onde eles tentam sair a todo custo sem obter êxito.Isso lembra alguma outra produção?Lost é claro.É nessa ilha onde acontece o fato mais ridículo, quando parecia que o folhetim não poderia ir além ele foi, apareceram dinossauros lá (como é que pode uma coisa dessas?).Os bichinhos pareciam ter saído daquele filme não menos tosco que o SBT já exibiu, Dinotopia, são efeitos simplesmente deprimentes.
Mas, porém, entretanto, todavia, como desgraça pouca é bobagem, surge uma surpresa.Quando a novela caminhava para sua reta final vem à bomba: Caminhos do Coração terá uma segunda temporada. Batizada de Os mutantes a nova fase da tosqueira estréia no começo de junho e concorrerá diretamente com A favorita novo folhetim global das 21h, haja vista que as criaturinhas da Record serão exibidos uma hora mais cedo.Toda essa pendenga que vem por aí terá sua história se passando na já citada ilha.Vão entrar mais umas dúzias de atores e uma nova penca de mutantes.
O que me impressiona é como uma novela como essa pode fazer sucesso no nosso país (se é que faz).A teledramaturgia é um dos principais produtos culturais do Brasil e nunca foi preciso imitar conceitos importados.Um dos méritos das nossas produções é sempre discutir problemas sociais e tentar levar para a história um pouco de realidade, coisa que esse besteirol pseudocientífico passa longe.
A Record se defende e continua com o discurso da inovação e não só pelo tema, diz ainda que será a primeira novela não musical a ter uma continuação na TV brasileira. Esse negócio não deveria nem ter saído do papel quanto mais ter duas temporadas.
Inovar é sempre muito bom, mas contanto que não caia no ridículo.Temos grandes exemplos inovadores
Espero sinceramente que não inventem mais temporadas para “Caminhos”, porque já seria abusar.Vamos aguardar as doidices da nova fase, mas é certo que se as coisas continuarem no ritmo em que estão, daqui a pouco aparecerão na ilha personagens de Madagascar, Os outros, Tom Hanks, Magneto, Leonardo di Caprio,Ulisses Guimarães...e por aí vai.
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Premiação do Cinema Brasileiro
Na noite da última terça (15) foi realizada a cerimônia de entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entregue pela Academia Brasileira de Cinema , evento que neste ano chega a sua 6° edição.O grande vitorioso da noite foi também o grande derrotado, Tropa de Elite de José Padilha levou 9 estatuetas mas perdeu como melhor filme para O ano em que meus país saíram de férias de
Fora a surpresa da premiação principal , o resto já era esperado.Wagner Moura venceu a disputa como melhor ator, Hermila Guedes ganhou como atriz pelo premiadíssimo O Céu de Suely, Milhem Cortaz( o 02 de Tropa) foi o melhor ator coadjuvante, a perfeita Sílvia Lourenço venceu como atriz coadjuvante por sua viciada de O cheiro do ralo.Destaca-se também José Padilha como melhor diretor, O cheiro do ralo como melhor roteiro adaptado e Santiago como melhor documentário, sem falar no mais que previsível prêmio de melhor filme escolhido pelo público para Tropa de Elite.
Entretanto fica a pergunta no ar, porque o filme de Cao ganhou o principal prêmio? Não quero denegrir a obra e tão pouco puxar sardinha para os outros, mas ele era o menos conceituado entre todos. Somando-se todos os seus concorrentes temos mais de 10 prêmios em festivais nacionais e internacionais enquanto O ano não tinha nenhum.
Polêmicas e discussões à parte, o grande vencedor disso tudo é o nosso cinema que está cada vez mais fortalecido.Por isso vida longa ao cinema brasileiro e parabéns a todos os vencedores do Grande Prêmio .
terça-feira, 18 de março de 2008
CQC: Uma excelente novidade
Inspirado em um formato argentino, o programa tem no comando o experiente Marcelo Tas( ex-Globo ,ex-TV Cultura) e conta com uma trupe de repórteres que possuem um humor incontestável e um sarcasmo absurdo.
Já na estréia o CQC produziu algumas pérolas, como o presidente Lula usando os óculos símbolos do programa, uma hilariante entrevista com Gretchen e o Senador Eduardo Suplicy assumindo que já usou drogas. Mas a produção não é só humor, uma das matérias de ontem tratou do problema da água em São Paulo. De maneira bastante irreverente o repórter Rafinha Bastos defendeu os interesses da comunidade que sofre com o esgoto ,graças a uma estação de tratamento quebrada.
Em alguns momentos a atração lembrou o Pânico na TV, entretanto ele é mais bem elaborado e muito mais inteligente do que a produção da Rede TV! . E, além disso, o CQC escapa ileso do grande mau que aflige e diminui a qualidade do “Pânico”, o merchandising. Em mais de uma hora de duração o telespectador pôde acompanhar um show limpo que só foi interrompido para as naturais propagandas comerciais.
Sem sombra de dúvida o CQC irá se firmar como um dos principais programas da nossa televisão. Em tempos de mesmice e falta de criatividade , ser original faz toda a diferença. Então custe o que custar (perdoem o trocadilho) não deixem de prestigiar essa grande novidade .
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
O Urso Alemão e o Cinema Brasileiro
O prêmio foi concedido ao filme de José Padilha , porém é de todo o Cinema nacional.Se o “Urso” entregue a Central do Brasil foi um novo gás ao nosso cinema que vinha de um momento bastante difícil depois do fechamento da Embrafilme , o que foi dado a Tropa é a cereja que faltava no bolo ,é a coroação de um belo trabalho dos nossos realizadores.
Isso ilustra bem o quanto a filmografia brasileira vêm evoluindo,os nossos diretores estão conseguindo casar grandes roteiros(muito originais), com grandes atuações e montagens excelentes .O que falar de Abril despedaçado, O Cheiro do Ralo, Cinema , Aspirinas & Urubus e tantos outros ,que foram produzidos com a cara e o jeito brasileiro.Segundo Fernanda Montenenegro (estrela de Central do Brasil) em entrevista recente , o aspecto que mais chama a atenção em Tropa de Elite é que "ele tem a cara do Brasil ,é feito de um jeito que é só nosso".Ou seja aos trancos e barrancos ,conseguimos criar uma nova identidade cinematográfica ,coisa que já tivemos na década de 60 com o Cinema Novo de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos(citando os principais) e graças ao esforço de grandes mentes pensantes estamos conseguindo recuperar.
Agora o que se espera para 2009 é uma indicação ao Oscar para Tropa de Elite , se vier será mais do que merecida ,mas se não o filme não pode nem deve ser menosprezado por isso, por que com certeza ele já entrou pra história do Cinema e o prêmio da Academia Americana não é mais importante que o Festival de Berlim.