terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Um vício chamado Beirut

Uma das grandes paixões da minha vida é a música.Não que eu toque algum instrumento, na verdade adoro escutar. E sem falsa modéstia sou um cara que pesquisa sempre buscando artistas diferenciados e talentosos.Por isso acabei por apresentar a amigos nomes como : O Teatro Mágico, Móveis Coloniais de Acaju, Mula Manca e outros.

Confesso porém, que tenho um olhar meio etnocêntrico e dessa forma estou desatualizado com asa novidades de fora do Brasil. Sendo assim nunca tinha ouvido falar de uma belíssima banda americana chamada Beirut.

Como muitos brasileiros fui supreendido com o primor sonoro do Beirut em dezembro passado quando a TV Globo exibiu a mini-série Capitu(dirigida por Luiz Fernado Carvalho, foi uma magistral adaptação de Dom Casmurro de Machado de Assis).Na obra sempre que Bentinho encontrava com sua "cigana oblíqua e dissimulada" tocava aquela linda trilha. Acompanhei toda a produção sem buscar informação sobre quem era o responsável por tão bela música, que me parecia cigana e ao mesmo tempo pop. Só depois um amigo me disse de quem era o som.

Beirut é um grupo americano surpreendente. Liderado por Zach Condon, mistura elementos musicais do leste europeu, com indie e folk. Desde muito jovem Zach se interessava por música, tendo inclusive frequentado uma renomada escola de música americana. Aos 16 anos ele deixou a escola e partiu em viajem pela europa, sendo exposto a música dos balcãs. E tudo isso teria resultado no trabalho de seu grupo.

A banda já possui dois álbuns(Gulag Orkestar e The Flying Club Cup)e três EP´S lançados.Já realizou também diversas turnês pela Europa inclusive se apresentado em Festivais renomados como o Popkomm em Berlim(onde o nosso Cabruêra também já tocou).

Depois de ter essa surpresa chamada Beirut, passarei com certeza a olhar um pouco mais para a cena musical de fora do país.Óbvio que a música brasileira é maravilhosa mas esse grupo americano é a prova que existem excelentes projetos em todas as partes do mundo.

Só tenho a agradecer a Luiz Fernado Carvalho e toda a sua equipe por terem me apresentado não só a mim mas a diversos brasileiros o som do Beirut.

Eu já ia me esquecendo, o nome da linda canção ( se é que alguem ainda não sabe) é Elephant Gun. Fica aqui minha recomendação pessoal para que vejam o clipe dessa e de outras músicas do Beirut no Youtube, pode ter certeza é garantia de vício.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mais Eleições

No último texto falei um pouco sobre as expectativas para 2009.Porém quando o assunto é política esse ano não existe pois já estamos em 2010.As legislaturas municipais mal começaram e já se iniciam com toda a força as notícias e articulações em cima das eleições do próximo ano.E aqui na Paraíba não é nenhum pouco diferente.

A principal especulação não se trata de nenhuma novidade, já foi muita discutida em 2008: a união de Ricardo Coutinho(PSB), prefeito da capital, com o Governador Cássio Cunha Lima(PSDB). O primeiro seria candidato ao Governo e o segundo ao Senado Federal.

Quando isso surgiu no ano passado, nenhum dos dois confirmou mas também ninguém negou a possibilidade.É interessante observar que eles simbolizam políticos muito diferentes mas ambos são donos de expressivos resultados. Porém ao que parece os eleitores deles não simpatizam muito com essa junção.

Quem poderá funcionar como fiel da balança nesse caso é o PMDB. Hoje fazendo parte da base do Prefeito de João Pessoa, em 2010 pode querer alçar voo solo.E dois fatores incidem sobre isso.Primeiro a provável saída de Cássio do Governo ainda no 1°semestre de 2009, assim o Senador José Maranhão assumiria o Palácio da Redenção.Com certeza ele não se contentará em governar por um ano e alguns meses.O outro ponto atende por Veneziano Vital do Rêgo, prefeito de Campina Grande.O cabeludo saiu fortalecido do pleito do ano passado e deve tentar mudar de ares, seja como Governador ou como Senador.

Um outro ponto de observação é, se a união vingar como irá ocorrer? Cássio se manteria no PSDB, iria para o PSB ou para uma outra legenda?

Também não podemos esquecer que um dos principais aliados do Governador, o Senador Cícero Lucena, é inimigo número 1 do prefeito de João Pessoa. E o mesmo Cícero, juntamente com Efraim Moraes são dois nomes fortes a sucessão estadual pelo flanco tucano-dem.

Especulações, nomes e chapas à parte, até 2010 muita coisa ainda deve acontecer.Mas de certo é que o Estado da Paraíba deverá ver uma eleição como nunca antes registrada.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

2008 acabou e agora 2009?

O ano que se findou foi bastante diferenciado para todo o mundo, diga-se de passagem.Vimos uma grande crise econômica, um novo líder surgir nos EUA, o primeiro negro campeão de Fórmula 1, entre outros fatos.Já aqui no nosso país ganhou destaque a violência traduzida em dois nomes: Isabela e Eloá. Mas podemos citar também o caos causado pelas fortes chuvas em Santa Catarina, a reforma ortográfica, o monte de petróleo da camada pré-sal, a volta do Corinthians e a queda do meu Vasco.

Já pessoalmente 2008 foi fantástico. Depois de muitas batalhas e dificuldades enfrentadas, pude concluir meu curso e hoje posso dizer que sou jornalista.Uma realização que não foi só minha mas também dos meus pais que nunca desistiram do meu sonho e com todo o sofrimento me mantiveram em Campina Grande. A minha noiva também foi muito importante nessa jornada pois me apoiou constantemente e soube superar quatro anos à distância.E ainda alguns amigos ajudaram a construir essa vitória.

Só que agora no início do novo ano, surge a cruel pergunta: e agora? De uma forma geral o mundo é uma caixinha de surpresas e fica difícil prever qualquer coisa ( e até por que eu não sou charlatão, quero dizer, vidente para me aventurar nessa área).
Já particulamente minha principal meta é entrar no tão disputado mercado de trabalho.
Sei que não vai ser fácil mas já tenho algumas estratégias as quais espero funcionar.Só depois de chegar nesse primeiro objetivo poderei pensar no restante.

No mais fica a esperança que 2009 possa ser muito melhor do que foi 2008 para mim, para toda a minha família e também para os meus amigos.Que o mundo possa ter tranquilidade e a paz reine sobre cada um. Desejo ainda a sabedoria para os nossos novos e velhos governantes, pois ainda precisamos confiar na nossa política.

Bom, tchau 2008 e seja muito bem vindo 2009.

Ps: Passei um longo período sem publicar pois estava me dedicando exclusivamente a minha Monografia, mas de agora em diante volto com força total.